Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Projeto societário transformação da ordem

O projeto ético-político do serviço social não pode ser pensado desvinculado de alguns pressupostos, dentre outros os quais destaca-se o seguinte

A - a conexão a um projeto societário que objetiva a transformação da ordem social, exigência essa que a própria dimensão política da intervenção profissional impõe.

B - a efetivação na realidade que ocorre por meio da intervenção profissional, com base nos seus fundamentos históricos e teórico-metodológico.

C - a vinculação a trabalhos voluntários críticos que representem a dimensão humanista da profissão em sua perspectiva política.

D - o reconhecimento de sua dimensão utópica, que se coloca como estímulo diante das dificuldades impostas pela conjuntura e pela própria formação profissional.

Comentário e gabarito abaixo.

O Serviço Social caracteriza-se como uma profissão de alta relevância social a medida que intervém em diversas realidades contemporâneas que debatem as consequências das manifestações da questão social  importas pelo sistema capitalista. As intervenções do assistente social são norteadas pelo que se denomina projeto Ético-político, resultado do processo histórico intenso de construção constante em torno de implicações éticas na profissão. O trabalho ora posto nasce das inquietudes e reflexões desenvolvidas durante a disciplina de Ética em Serviço Social II e discorre a respeito da importância de conhecer o projeto Ético político do Serviço Social enquanto projeto societário que busca uma nova ordem social. O presente estudo objetiva promover reflexão a respeito do Projeto Ético Político do profissional do Serviço Social para dar visibilidade à importância que o mesmo têm nas intervenções da categoria profissional. Para a construção deste estudo foram revistadas obras que debatem a Ética Profissional e o Projeto Ético-Político, a partir dos conteúdos oriundos da disciplina de Ética em Serviço Social II. Para o entendimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social, parte-se da ideia de que um projeto profissional perpassa questões teleológicas que indicam a direção que uma sociedade e/ou categoria constrói para concretizar o que idealizou. Os projetos profissionais podem visar questões societárias, que focam em propostas coletivas que garantem melhoria da qualidade de vida do conjunto da sociedade. O Projeto Ético Político do Serviço Social tem como pano de fundo um projeto societário, radicalmente democrático, que tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central. Propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração ou dominação de classe, etnia e gênero, ou seja, este projeto tem o propósito de transformação da sociedade brasileira. Foi constituído entre os nos 1970 aos 1980, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, consolidando-se na década de 90. O código de ética do assistente social apresenta como centralidade o compromisso com a classe trabalhadora. Desse modo entende-se que, o Projeto Ético-Político do Serviço Social, implica compromisso com uma nova ordem social na qual busca-se competências profissionais que  visem formação permanente e constante postura investigativa. Torna-se pertinente o conhecimento pleno do projeto ético-político por parte dos profissionais, para que possam pautar suas ações interventivas de forma concreta  nos espaços sócio-ocupacionais. Nesse sentido conclui-se, que conhecer o projeto Ético-Político é dever de cada profissional, tendo em vista que o projeto é homogêneo, ou seja, aceito dentro da profissão, portanto deve nortear atendimentos, planos de trabalho, projetos e demais intervenções comprometidas com questões éticas que garantam a qualidade dos atendimentos.

Fonte: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/939

Letra A