Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Compromisso com a classe trabalhadora Seso

A fundamentação ética, concebe uma projeção de sociedade, que propicia aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, e pressupõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação. Este código, se opõe não apenas ao liberalismo, mas também ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo antihumanista. Estes conceitos estão expressos no código de ética profissional de

A - 1947.

B - 1965.

C - 1986.

D - 1993.

E - 1975.

Gabarito e comentário abaixo:

O Código de ética de 1986 é o primeiro a romper com a herança conservadora do Serviço Social, no entanto, apesar desse avanço, ele ainda incorre em alguns erros ao estabelecer, por exemplo, o compromisso com a classe trabalhadora e não com valores éticos e princípios condizentes com o de uma sociedade mais justa, igualitária, sem opressão e exploração de classe e de gênero. Assim, ele ainda era vago no que concerne uma teoria social que o ampare seu posicionamento ético e político e abstrato quando se trata de elencar os princípios  da "nova" ética colocada em prática pela profissão naquele período de amadurecimento teórico e ruptura com o conservadorismo e práticas moralizantes. Portanto, é no Código de Ética de 1993 que a totalidade dos anseios da categoria profissional naquele período de renovação são expressos elencando de forma clara os princípios profissionais, seus direitos e deveres. Neste Código fica explícito o compromisso da categoria com valores éticos e políticos emancipadores, reconhecendo a liberdade como valor ético central com vistas a possibilitar aos sujeitos alternativas concretas para que possuam autonomia e plena expansão; a defesa aos direitos humanos e a radicalização da cidadania; a eliminação de todas as formas de exploração e opressão; a busca pela equidade e justiça social e a vinculação a um projeto de construção de uma nova sociedade livre de exploração de classe, etnia e gênero.

RESPOSTA: D