Jogos

Lorrane

Lorrane Publicado 07/04/2016 


Atividade: Esoclher 3 jogos e apontar habilidades que podem ser trabalhadas com eles.

1- JOGO DAS LETRAS

Uma pessoa ou equipe escolhe um tema e várias palavras referente a esse tema, a outra pessoa ou equipe precisa adivinhar quais são as palavras em um tempo determinado. Mas, quem escolhe as palavras, pode dar dica de quantas sílabas têm, quantas vogais e consoantes, e quem tem que adivinhar tem um determinado número de chutes.

Exemplo: Tema – Escola.

Palavras escolhidas: quadro, carteira, mochila, cantina.

Dicas: a primeira palavra possui apenas duas sílabas, a segunda palavra tem 4 vogais, a terceira palavra tem 4 consoantes, a última tem 2 “n”

O outro grupo tem dois minutos para adivinhar, de acordo com as dicas, e tem duas chances de chutar duas letras a cada palavra, exemplo: “a primeira palavra tem letra U? E letra I?”, após usar os dois chutes, não tem mais chances, precisa dizer qual é a palavra.

Objetivo: treinar a escrita, a leitura dinâmica da criança e sua criatividade.

2-  PASSEIO DE BAMBOLÊ

Objetivo: Aprimorar o trabalho em grupo, estimular a cooperação e desenvolver a coordenação motora.
Material:
Um bambolê Espaço: Pátio externo
Para iniciar a atividade: 
Forme uma roda com a criançada e, em seguida, escolha uma para iniciar o jogo.
Coloque o bambolê no antebraço dela e peça para que todos dêem as mãos fechando a roda.
Explique que, para iniciar o jogo, a criança que está no bambolê deve passá-lo no antebraço, para o tronco e do tronco para a cabeça, até chegar ao braço oposto. Nesse momento, ela deve abaixar e pular o bambolê, para liberá-lo para o próximo companheiro.
Em seguida, a segunda criança também entra no jogo. Quando o amiguinho lhe passar o bambolê, ela deve repetir os mesmos movimentos, até chegar ao terceiro companheiro, e assim consecutivamente, até todos da roda tenham participado do passeio do bambolê.
Para desenvolver a atividades co crianças maiores: comece com o jogo da mesma forma, mas conforme a habilidade demonstrada pela criançada, introduza mais que bambolê para aumentar a cooperação mutua e, ao mesmo tempo, o grau de dificuldade do jogo.

3-  AMARRADOS, MAS COM A BOLA NO AR!

Objetivos:
Propor a integração ao meio social, aprimorar o trabalho em grupo e estimular a cooperação.
Material:
bolas (de cores diferentes), pulseiras de espumas (ou algo semelhante que não machuque o pulso das crianças) e pedaços de cordão, cortados com aproximadamente um metro.
Espaço:
pátio externo ou quadra poliesportiva.
Para iniciar a atividade: 
Utilizando as pulseiras, uma as crianças com os pedaços de cordão, formando um circulo fechado.
Explique que você vai lançar a bola no meio do círculo e o grupo, devidamente unido pelos pulsos, deve se esforçar para mantê-la no alto por maior tempo possível.
Para desenvolver a atividade com crianças maiores: introduza mais que uma bola para aumentar o grau de cooperação entre os participantes.

FONTES:

* http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/

http://jogos-educativos.info/

 

Voltar ao topo