conteúdo da página

Julgue os próximos itens relativos ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e às ações de prevenção no ambiente de trabalho

Davi Barbosa

Davi Barbosa Publicado 19/10/2015 


Julgue os próximos itens relativos ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e às ações de prevenção no ambiente de trabalho. 

 107 A convenção-quadro para o controle do tabaco recomenda aadoção de medidas eficazes para promover o abandono doconsumo do tabaco em locais de trabalho como, por exemplo,o acesso a medicamentos. 

 108 Na atenção a usuários de drogas, os princípios éticos básicos em saúde mental fundamentam-se nos pressupostos devalorização da autonomia do sujeito, de um mínimo deinternação involuntária e em apoio farmacológico capaz depossibilitar a tomada de decisões e redirecionar a vida. 

 109 As ações de prevenção ao uso de drogas no ambiente detrabalho, orientadas pelo modelo jurídico-moral, valorizam ainformação acerca dos perigos decorrentes do uso de drogasilícitas por considerar que são as mais perigosas. 

 110 A prevenção indicada, adotada para pessoas que já apresentam sinais de uso abusivo de álcool e outras drogas, deve considerar os problemas funcionais, de saúde, familiares esociais relacionados ao padrão de consumo de cada indivíduoou grupo.


RESPOSTAS.

Questão 107 - CERTO. http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/home/convencao_quadro/o_que_e

Acesse o link acima e saiba mais. O objetivo da Convenção-Quadro é "proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco" (artigo 3º). 

Considerada um marco histórico para a saúde pública mundial, a Convenção-Quadro determina a adoção de medidas intersetoriais nas áreas de propaganda, publicidade, patrocínio, advertências sanitárias, tabagismo passivo, tratamento de fumantes, comércio ilegal e preços e impostos.



Questão 108 - Certo. Informações no link http://www.ee.usp.br/departamento/nucleo/CComs/doc/Livroderecursosrevisao_FINAL.pdf

LIVRO DE RECURSOS DA OMS SOBRE SAÚDE MENTAL, DIREITOS HUMANOS E LEGISLACÃO. Página 209. A psiquiatria é uma disciplina médica voltada ao fornecimento do melhor tratamentopara os transtornos mentais; à reabilitação de pessoas que sofrem de doença mental e àpromoção da saúde mental. Os psiquiatras atendem os pacientes ao fornecer a melhorterapia disponível condizente com o conhecimento científico e os princípios éticosaceitos. Os psiquiatras devem conceber intervenções terapêuticas que sejam as menos 210restritivas à liberdade do paciente e buscar aconselhamento em áreas de seu trabalhosobre as quais não possuem conhecimento e experiência direta. Ao fazer isso, ospsiquiatras devem estar conscientes e preocupados com a alocação eqüitativa dosrecursos de saúde.



Questão 109 - Certo. Através do discurso jurídico-moral, tradicionalmente, buscou-se, com a punição ou a ameaça de punição, manter o indivíduo afastado do consumo, evitar um comportamento considerado indesejável. O uso de drogas (ilícitas) é considerado desvio social, crime. A informação sobre os perigos decorrentes do uso de drogas ilícitas é, nesse discurso, fundamental na medida em que fortalece e justifica as leis repressivas do uso. [...] O contexto sociocultural é visto como permissivo, e a atual crise de valores imporia a necessidade de leis duras. (Acselrad, 2000, p. 177)




Questão 110 - CERTO. A prevenção de abuso/dependência de álcool e outras drogas na empresa deve ter como foco o trabalhador, baseando-se em estratégias que visem à qualidade de vida, à preservação das relações interpessoais, à segurança e à produtividade. As ações de prevenção, nesse contexto, podem ser definidas tomando-se como parâmetro os seguintes enfoques: 

 1. Prevenção universal: dirige-se à população em geral. No contexto empresarial, esse modelo de prevenção abrange todos os trabalhadores, usuários ou não de drogas. Tem por objetivo prevenirou retardar o uso indevido de álcool e outras drogas. Por exemplo: distribuição de panfletos com informações sobre drogas para todos os trabalhadores da empresa e suas famílias.

 2. Prevenção seletiva: é dirigida a grupos específicos da empresa.Visa a identificar os fatores de risco associados ao uso indevidode álcool e outras drogas e atuar de forma a atrasar ou impedirseu abuso. Por exemplo: ações de orientação dirigidas a motoristasde ônibus de uma empresa de transporte coletivo. 

 3. Prevenção indicada: planejada para indivíduos que já apresentamos primeiros sinais de uso abusivo de álcool e outras drogas. Tem por objetivo prevenir a evolução para um possívelquadro de dependência e suas complicações. O enfoque da intervenção deve ser específico para cada indivíduo ou grupo e considerar os problemas funcionais, de saúde, familiares esociais relacionados ao padrão de consumo. Por exemplo: encaminhamento para tratamento externo e acompanhamentodo trabalhador por parte dos profissionais de saúde e recursoshumanos da empresa.


 

Voltar ao topo