conteúdo da página

Ao nascimento o homem não possui qualquer conhecimento herdado tudo precisa ser aprendido.

Davi Barbosa

Davi Barbosa Publicado 19/10/2015 


Ao nascimento o homem não possui qualquer conhecimento herdado tudo precisa ser aprendido, construído, qual é o meio de interação que utiliza para a aquisição de seu conhecimento? Assinale a alternativa correta

Alternativas:

a)A natureza e suas particularidades
b)O mundo social e suas relações
c)A ação inserida em um sistema de relações
d)A leitura de mundo só é possível com o conhecimento científico
e)Os pais porque eles estão mais presentes na fase infantil


Esta questão é uma pegadinha que faz muitas pessoas repensar sua prática.

Na pratica educacional somos todos conservadores e tradicionalistas.

Queremos e desejamos ser interacionistas, mas frente a uma pergunta como esta nossas convicções são testadas.

Durante os cursos que minsitrei e até em algumas páginas da internet, 90% das pessoas marcam a letra B como sendo a resposta.

E até seria se não houvesse outra resposta mais completa que ela. 

Em muitas questões de concurso podem aparecer várias repsotas certas na mesma pergunta, mas uma delas pode ser mais completa que a outra, sendo portanto a resposta correta.

A letra B presupões que o homem faz aquisição do conhecimento por meio do mundo social e suas relação, isso é verdade, mas a resposta a pergunta não é esta. 
Se frase estivesse assim "iteragindo com o mundo social e suas relações" estaria completa, mas como não está, deixa subetendio que o homem é um sujeito passivo e não participativo. Ou seja, não reaje nem interaje na construção co conhecimento.

Mas espere, a letra C diz isso, e completa de forma mais robutas o que falta na letra B.

A ação inserida em um sistema de relações, é perfeito.

Este é o pensamento é interacionista, o homem contruindo seu conhecimento, interagindo no mundo a sua volta e o mundo agindo nele.

Nós que defendemos o construtivismo, devemos estar atentos a participação do sujeito no processo, e não vê-lo apenas como mero expectador.

Por outro lado, considerando o aspecto do sujeito ao nascimento e depois em sua fase escolar. O pensamento da passividade nega a função do magistério.

O sujeito passivo não pede intervenção, e o papel do professor não exige mediação.

Um sujeito que interaje, age, descobre, cria, inventa, aprende, ensina, constrói e modifica, aceita a mediação do profissional neste processo.

Beijos.

 

Voltar ao topo