conteúdo da página

Oficina de TCC

Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso, voltado para estudantes e profissionais que desejam dominar a arte de escrever artigos científicos.

Oficina de TCC

Baseado em 0 avaliações
  • 120 Horas de duração
  • 10 Aulas
  • 10 Módulos
  • 3 anos de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 35,15 (ou R$ 350,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/8647159018589036
Davi Barbosa

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do Curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

O TCC tem por finalidade estimular a curiosidade e o espírito questionador do acadêmico, fundamentais para o desenvolvimento da ciência.

Trabalho de conclusão de curso, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura, projeto experimental ou monografia de curso, com suas respectivas siglas, é um tipo de trabalho acadêmico no meio educacional brasileiro amplamente utilizado em cursos superiores e técnicos, como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional.

Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e consequentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.

O escopo e o formato do TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestre /ou Doutor).

A banca examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor, ou algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Professores orientadores recomendam aos alunos, que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto. Se não for um assunto cativante, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.

O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.

Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.

Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.

Estes são alguns tipos de trabalhos de conclusão de curso:

  • Estudo de caso
  • Revisão da bibliografia
  • Pesquisa de recepção
  • Projeto arquitetônico e/ou urbanístico
  • Plano de Negócio

No Brasil, em geral, as instituições de ensino superior solicitam as teses acadêmicas dentro das normas ABNT. Estas normas são muito faladas mas pouco conhecidas. Elas podem ser consultadas nas bibliotecas das escolas. Possuem avisos de copyright, mas, como a lei brasileira de direitos autorais não cobre regras e regulamentos, podem ser copiadas livremente, apesar dos avisos.

As normas ABNT que se referem a trabalhos acadêmicos são estas:

  • NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs. 
  • NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Trata de como organizar as citações dentro da monografia. 
  • NBR 6027:2002 - Sumários. Trata da formatação dos sumários. 
  • NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Trata de como organizar a informação das referências bibliográficas
  • NBR 6028:2003 - Resumos. Trata de como fazer resumos. 
  • NBR 6024:2002 - Numeração progressiva das seções de um documento. Trata de como fazer a numeração de tópicos da monografia. 
  • NBR 6022:2002 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
  • NBR 5892:1989 - Normas para datar.

A norma que não se aplica a trabalhos acadêmicos é esta:

  • NBR 12256:1992 Apresentação de originais. Trata da formatação de originais para impressão, não para trabalhos acadêmicos.

Além de todo conteúdo acima ainda ´será trabalhado vários instrumentos para facilitar a organização do conhecimento em torno do texto a ser construído.

Instrumentos para resumir conteúdos;

Técnicas para aprofundar o assunto;

Métodos testados de escrita rápida e sem complicação;

Procedimentos para verificar a qualidade do texto;



METODOLOGIA.

A metodologia utilizada será ensino aprendizagens por meio de vídeo-aulas, Web-aulas, fóruns, Quiz, Debate e Avaliação.


Definições Legais:

Nossos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154 e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99. 


Pré-requisitos: 

Não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).

 Carga Horária do Certificado: 60 horas 

Objetivos: Formar especialista capaz de desenvolver as competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, para atuar como mediador dos direitos sociais dos cidadãos nas políticas públicas.

 Vantagens do Certificado:Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego; Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual); Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades); Progressão Funcional para Servidores Públicos;  Pré-Requisito para concursos e cursos.

Vantagens do Certificado e do Conhecimento:

  • Treinamento para Concurso Público;

  • Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;

  • Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);

  • Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);

  • Progressão Funcional para Servidores Públicos;

  • Pré-Requisito para concursos e cursos.


Avaliação final de conhecimentos.

A avaliação se dará por meio da participação nos fóruns, no quiz, nos espaços de comentários e adendos das aulas e vídeos e por meio da Avaliação Final com 60% de aproveitamento, podendo ser refeita caso seja necessário.

Período mínimo para realização do curso: 45 dias (salvo acordo prévio).

Suporte e tutoria: 3 meses.

Contrato de acesso ao curso e ao certificado válido por 3 anos (36 meses)

3 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 anos após a matrícula.

Prioritariamente a Estudantes e profissionais de nível superior como também ao publico em geral que busca aprender a redigir um texto com qualidade cientifica e técnica.

Davi Barbosa
"Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/8647159018589036"

           

Mestre em Teologia;

Mestrando em Politicas Publicas;

Bacharel em Serviço Social;

Licenciado em Pedagogia;

Especialista em Educação Infantil;

Especialista em Educação a Distância;

Especialista em Metodologia do Ensino Superior;

Especialista em Combate às drogas com redução de danos;

Arteducador e professor;




Vantagens do Certificado e do Conhecimento:

  • Treinamento para Concurso Público;

  • Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;

  • Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);

  • Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades);

  • Progressão Funcional para Servidores Públicos;

  • Pré-Requisito para concursos e cursos.

Dúvidas Frequentes

Caso o aluno tenha interesse em efetuar o pagamento via depósito em conta basta seguir o procedimento abaixo. Depositar em uma das contas abaixo. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS AG:0068 CONTA POUPANÇA: 240897-2 OPERAÇÃO:013 Davi Barbosa Banco Bradesco Ag: 3544-0 Conta Corrente: 0006489-0 Girlaine Carvalho Miranda Barbosa Após efetuar o depósito enviar uma foto do comprovante para editorazoe@hotmail. Seu nome Seu email E o curso escolhido. Assim liberaremos o curso. Bons estudos.
Voltar ao topo