Instrumentalidade e Mediação no Serviço Social
Curso voltado ao aprimoramento profissional no conhecimento da instrumentalidade, documentação e mediação do Serviço social nas diversas áreas de atuação.Instrumentalidade e Mediação no Serviço Social
- 175 Alunos matriculados
- 120 Horas de duração
- 29 Aulas
- 14 Módulos
- 1 Avaliação
- 3 anos de suporte
- Certificado de conclusão
Informações sobre este curso.
Tem a duração mínima de 3 meses e máxima de 3 anos.
Uma aula será publicada por semana, até o final dos 3 meses.
Tem fóruns de debates e prova final de conhecimento.
O certificado será de 120 horas e será emitido após a prova final com aproveitamento mínimo de 60%.
OBJETIVOS DO CURSO
O curso livre profissionalizante de Instrumentalidade e Mediação do Serviço Social é voltado para Assistentes Sociais e tem comoobjetivo: levar os profissionais a conhecerem as técnicas, os instrumentos de trabalho e as várias instâncias em que podem atuar para atender as demandas sociais (setor público, âmbito jurídico,terceiro setor, iniciativa privada), unindo conhecimento e ação, teoria e prática para ser crítico ebuscar a transformação da realidade social, além de conhecer as políticas públicas de saúde,educação e habitação e os programas de transferência de renda com foco na gestão eelaboração de projetos sociais.
Capacitar o aluno na construção, análise e utilização do instrumental técnico operativo do serviço social em concordância como projeto ético-político profissional na prática cotidiana em seus diferentes campos de trabalho, na perspectiva de direitos docidadão.
Refletir e entender a instrumentalidade do serviço social na prática profissional cotidiana;
Maturar a relevância do tripé ética x conhecimento x educação para a instrumentalidade do serviço social;
Habilitar o aluno para a utilização dos instrumentos e técnicas relativas ao serviço social identificando sua viabilidade eeficácia;
Verificar os diferentes tipos de documentos pertinentes ao exercício profissional, suas diferentes abordagens e registros;
Estimular o aluno no exercício da leitura analítica, redação técnica e elaboração de documentos
METODOLOGIA DE ENSINO
modalidade On-line, os estudos são desenvolvidos a distância,sem que o aluno precise sair de sua residência para participar de atividades presenciais e nãodepende de formação de turma.
EMENTA.
A relevância da educação para prática profissional;
Ética, conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional;
Documentação do serviço social e realidade profissional;
Leitura analítica e redação técnica para elaboração de documentos;
Triagem técnica;Entrevista (diversos tipos)Visita (institucional e domiciliar);
Reuniões técnicas;
Abordagem grupal e individual;
Estudo social;
Relatório social;
Perícia social (conceitos e construção);
Parecer social;
Laudo social.
BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS:
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
CFESS. O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos. 10º ed. São Paulo: Cortez, 2011. GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 9ª edição, 2011.
COMPLEMENTARES:
MAGALHÃES, Selma M. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 3ª edição, São Paulo: Veras, 2011.
FALEIROS, Vicente F. Saber profissional e poder institucional. 10ª edição, São Paulo: Cortez, 2011.
GARRET, Annette M. A entrevista, seus princípios e métodos. 10ª edição, Rio de Janeiro: Agir, 1991. S
SUPLEMENTARES:
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27ª edição, São Paulo: FVG, 2010.
MEDEIROS, João B. Português Instrumental: contém técnicas de elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC). 9ª edição, São Paulo: Atlas, 2010. DIAZ, João B. O que é comunicação. 22ª edição, São Paulo: Nova Cultural Brasiliense, 1997.
IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 23ª edição, São Paulo: Cortez, 2012.
ARROYO, Miguel G. Conhecimento, Ética , Educação e Pesquisa. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, junho, 2007.
MIOTO, Regina Célia Tamaso. Perícia social: proposta de um percurso operativo. In Serviço Social. Nº 67, São Paulo: Cortez, 2001. PONTES, R. Mediação em serviço social. 7ª edição, São Paulo: Cortez, 2010.
VASCONCELOS, Ana Maria. A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 5ª edição. São Paulo:Cortez, 2009.
REIS, Marcelo B. dos R. Notas sobre o projeto ético-político do serviço social. Assistente Social: Ética e Direitos - Coletânea de Leis e Resoluções; CRESS 7a Região; 5ª edição, Rio de Janeiro: Daugraf, págs:8; Volume:1; 2008.
MIOTO, Celia R. T. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista textos & contextos, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 93-104.Jjan-jun, 2007
Você poderá participar desse curso até 3 anos após a matrícula.
Curso destinado a estudantes e profissionais do Serviço Social e áreas afins.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
- Meu certificado será aceito por minha faculdade?
Até aqui todas as faculdades tem aceito nossos certificados de cursos presenciais e online, não temos tido nenhuma resistência.Cada faculdade tem um regimento, e só ela poderá dizer se aceita o certificado ou não.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. Introdução a Instrumentalidade e Mediação no Serviço Social
- 2. Instrumento, instrumental e instrumentalidade no Serviço Social
- 3. Instrumentalidade do Serviço Social
- 4. Aula 1 - Instrumentalidade do Serviço Social
- 5. Aula 2 instrumentalidade do serviço social
- 6. Aula 3 - Instrumentalidade e mediação do Serviço Social
- 7. Aula 4 Instrumentalidade e mediação do Serviço social
- 1. O Cientista Social e os instrumentos e técnicas de intervenção
- 1. O instrumental do assistente social na area sócio - jurídica
- 1. O Trabalho do/a Assistente Social no Sociojurídico
- 2. O Trabalho do/a Assistente Social no Sociojurídico
- 1. A Instrumentalidade no trabalho do Assistente Social.ppt
- 1. Assistência Social Família na Sociedade.ppt
- 1. Instrumentalidade do serviço social e documentação
- 1. O trabalho do assistente social na educação profissional e tecnológica
- 2. Sexualidade na educação: a instrumentalidade do Serviço Social no ambiente escolar
- 1. A instrumentalidade do Serviço Social
- 1. Sigilo Profissional e Assistência Social: A elaboração de documentos técnicos
- 1. Quer saber como ler e entender um texto?
- 2. Elaboração de Documentação Oficial
- 3. REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS
- 4. Ata | Redação oficia
- 5. Elaboração e redação de Relatório Social
- 1. Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social -- Profa. Dra. Yolanda Guerra
- 2. A Instrumentalidade do Serviço Social
- 3. A dimensão técnica operativa dos instrumentais com a Prof. Dra em Serviço Social Yolanda Guerra
- 4. Instrumentos e técnicas do Serviço Social
- 5. Aula Aberta com Cláudia Mônica dos Santos
- 1. 61 modelos de Instrumentos para o Assistente Social
- Instrumentalidade e Mediação no Serviço Social